Rio Nilo

 

O Rio Nilo estende-se por cerca de 7 mil km. Disputa com o Rio Amazonas a liderança entre os maiores rios do mundo. Os dois rios vêm ganhando mais quilômetros, nas últimas décadas, com novos estudos.

Seu Delta e suas margens abrigam vários sítios arqueológicos.

Os solos de aluvião, em suas margens, são os responsáveis por sustentar as civilizações egípcias, ao longo de milênios. As precipitações de chuva, na região (menos de 25 mm anuais, em média), são compatíveis com as de deserto.

Em seu Delta, o Nilo divide-se em duas partes: Dumiat e Rashid (Rosetta), que banham áreas altamente férteis. No passado, o Delta possuía mais distributários, mas foram reduzidos devido às obras para controle das cheias.

Em toda a história do Egito, o Nilo forneceu as condições necessárias para o desenvolvimento da população, tais como, água potável, solos férteis no Vale do Rio, pesca e transporte. Cerca de 95 % dos egípcios vivem a menos de 20 km do Nilo em em seu delta. A barragem de Assuan, com 110 m de altura, foi construída de 1958 a 1971 e criou o Lago da Núbia, um dos maiores lagos artificiais do mundo.

 

Rio Nilo

 

Trecho do Rio Nilo com seu aspecto típico. Exuberante vegetação em uma margem, seguida de terras áridas.

 

Imagens Rio Nilo

 

Mar Vermelho

 

Mapa Lago Nasser

 

Canal Suez

 

Crocodilos

 

Os temíveis crocodilos do Nilo (Crocodylus niloticus) podem chegar a seis metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada.

 

Nilo, na região da antiga Núbia (atual Lago da Núbia), em ilustração do artista escocês David Roberts, publicada em 1838 (Approach to the Fortress of Ibrim - on the Nile in Nubia).

 

Nilo seculo 19

 

Abu Simbel

 

Delta Nilo mapa

 

Cairo

 

Copyright © Guia Geográfico - Navegação fluvial e embarcações.

 

 

 

Egito

 

 

Egito

 

 

 

Rio Nilo