Abu Simbel

 

Abu Simbel é um sítio arqueológico na região histórica da Núbia, na Província de Assuan, que abriga o Templo de Ramsés II, dedicado ao deus Rá-Herakte, e o Templo da Rainha Nefertari, dedicado a Hathor. Ramsés II governou o Egito de 1279 a 1213 aC e construiu os dois templos, esculpidos em pedra, na margem oeste do Rio Nilo. Fica a 280 km a sul da Cidade de Assuan, perto da fronteira com o Sudão.

Esses templos eram desconhecidos da comunidade acadêmica até serem vistos pelo pesquisador suíço Johann Ludwig Burckhardt, em 1813. O Templo de Ramsés II estava, então, parcialmente encoberto por areia. No Cairo, Burckhardt informou sua descoberta ao explorador italiano Giovanni Belzoni, que foi ao local, em 1817, removeu parte da areia e explorou os templos. Dizem que Abu Simbel seria o nome do guia que levou o explorador ao sítio dos templos.

Os dois templos foram cortados em pedaços, entre 1964 e 1968, devido à construção da represa de Assuan, e relocados para o topo da montanha local, cerca de 60 metros acima. Nesse monumental empreendimento, cerca de 16 mil blocos de pedra foram cuidadosamente movidos, com a participação técnica e financeira de vários países. Além do sítio de Abu Simbel, outros também foram salvos da inundação pelo Lago da Núbia, mas alguns ficaram.

É um dos principais destinos turísticos do sul do Egito.

 

Templos

 

Localização original dos templos de Abu Simbel, em ilustração de David Roberts, publicada em 1848 (Egypt & Nubia). O Templo de Ramsés estava parcialmente encoberto por areia.

 

As quatro estátuas colossais em Abu Simbel, local do templo construído em pedra por Ramsés II, próximo de Assuan.

 

Historia Egito

 

Mapa Lago Nasser

 

 

A relocação dos templos de Abu Simbel foi um megaempreendimento, que envolveu várias nações nos anos 1960 (Foto Per-Olow para a revista sueca Forskning & Framsteg, 1967).

 

Abu Simbel

 

Copyright © Guia Geográfico - Lugares históricos egipcios. Assuão.

 

Seculo 19 templos

 

 

Os dois templos em Abu Simbel. O Templo de Ramsés II, à esquerda, e o Templo de Nefertari, à direita. A localização atual data dos anos 1960, quando houve a relocação dos templos.

 

Estatuas

 

Escultura pedra

 

Assuan

Egito

 

Abu Simbel

 

Egito

 

 

 

 

 

 

© 2001 Mary Ann Sullivan